Palestras: Escalas de apropriação dos espaços públicos

ebook

SEXTA FEIRA, 08 DE MAIO DE 2015, ÀS 9:00   INSTITUTO TOMIE OHTAKE.

“Comumente Urbano”

ligianobre

Lígia Nobre

Professora da Escola da Cidade, arquiteta, pesquisadora, curadora e agenciadora de projetos e espaços culturais, entre eles, o Audi Urban Future Iniciative Award (2012) e a X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013). Mestre em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela Architectural Association School of Architecture (Londres).

 

“O design como instrumento de participação”

Carlos-Favero-Marchi

Carlos Favero Marchi
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Mackenzie e pela Technical University de Endhoven, na Holanda. Parceiro de alguns projetos do Escritório Posad. No Brasil, trabalhou com o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, a Cohab e  projetos especiais para a Petrobrás e a NASA (EUA). Além de MBA pela FGV-EAESP, é mestre em Estratégias Urbanas pela Universidade de Artes Aplicadas em Viena, Áustria.

Jaap-Klaarenbeek-

Jaap Klaarenbeek
Sócio do escritório holandês Posad Spatial Strategies, colabora com governos, ONGs e empresas no desenvolvimento de soluções integradas de estratégia e design relativos às questões urbanas. Mantendo vínculos com a Holanda, atua no projeto ‘Cidades Saudáveis’ e em iniciativas ligadas ao ciclismo. Realiza projetos em São Paulo desde 2008.

 

“Apropriação do território pelo urbanismo tático, arquiteturas temporárias e mobiliário urbano”

Laura-Sobral

Laura Sobral
Arquiteta e urbanista formada pela USP e Universidad Politecnica de Madrid. Sócia da empresa MUDA, trabalha com cenografia e expografia, design gráfico e apropriação do espaço público, com a iniciativa “A Batata Precisa de Você”, movimento de ocupação regular do Largo da Batata, com atividades culturais e de lazer, com a participação efetiva dos cidadãos.

 

“Naturezas da Cidade”

Rodrigo-Rinaldi-de-Mattos-(De-Fournier)

Rodrigo Rinaldi de Mattos (De Fournier)
Sócio do escritório DEF Projetos, doutor em urbanismo pelo PROURB/ FAU-UFRJ, professor de projeto urbano pelo CAU/ PUC-RIO e do mestrado em engenharia urbana e ambiental pela mesma instituição.

Pierre-Martin

Pierre Martin
Sócio do escritório EMBYÁ, Paysagiste DPLG pela Ecole Nationale Supérieure du Paysage, com especialização em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ e professor de projeto de paisagismo pelo CAU/ PUC-Rio.

 

Agenda

Dia 08 de Maio de 2015
Local: Instituto Tomie Ohtake

8:00 – 9:00 – Coffee
9:00 – 9:10 – Abertura
9:10 – 10:00 – Lígia Nobre: “Comumente Urbano”
10:00 – 10:50: “Apropriação do território pelo urbanismo tático, arquiteturas temporárias e mobiliário urbano”
10:50 – 11:10 – Break
11:10 – 12:00 – Jaap Klaarenbeek e Carlos Favero Marchi: ”O design como instrumento de participação”
12:00 – 13:00 – Rodrigo Rinaldi de Mattos e Pierre Martin: “Naturezas da Cidade”