1º PROSA URBANA – CO CRIAÇÃO URBANA

SEXTA FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2015, ÀS 18:30 – DELIRIUM CAFÉ – RUA FERREIRA DE ARAÚJO, 589, PINHEIROS, SÃO PAULO

CONVIDADO: CAIO VASSÃO  (http://caiovassao.com.br/)

 

O IPIU realizou no último dia 13 de novembro a primeira edição do Prosa Urbana, um bate papo informal sobre urbanismo e apropriação dos espaços públicos. Para a estreia, foi convidado o arquiteto e urbanista Caio Vassão, doutor pela FAU-USP.

O tom da noite foi de debate, mas o ambiente do Delirium Café São Paulo garantiu um clima agradável e descontraído aos participantes. O arquiteto e urbanista convidado avaliou positivamente o evento: “O evento foi muito descontraído e ao mesmo tempo consequente: em um clima bem divertido, assuntos bem sérios foram debatidos com bastante profundidade. Além disso, o clima de bate-papo aberto se integrou totalmente ao assunto em pauta”, disse.

Ainda de acordo com ele, o tema tratado é bem atual. “Creio que foi um assunto bastante oportuno, e polêmico, gerando boas conversas. Muito se fala sobre colaboração para a cidade, em projetos abertos, orçamento participativo, concursos e desenvolvimento de ideias em regime coletivo. Mas creio que há uma oportunidade de refinar as técnicas de diálogo necessárias para que a colaboração, de fato, possa ocorrer”, ponderou.

Conversas como essa, de acordo com Vassão, devem ser estimuladas e levadas para fora do ambiente acadêmico. “Eventos que promovam esse debate além do controle centralizado da fala e escuta como ocorre segundo os formatos tradicionais de conversação pública, pode resultar em uma mudança de mentalidade quanto ao que se considera possível, em termos de realiza- ções sociais no meio urbano”, concluiu.