Aviso: não disponibilizaremos bolsas de estudo para o ano de 2017. 

 

bolsa de estudosO que é?

É um programa de apoio financeiro onde o IPIU seleciona talentosos jovens arquitetos e urbanistas do país, oferecendo bolsas de estudo para cursarem as melhores escolas do mundo. Estes jovens formarão a rede IPIU e poderão desenvolver os seus aspectos profissionais e pessoais através da troca de contatos, ideias e opiniões com outros participantes.

 

 

 

bolsa-de-estudos-2-web

Rede IPIU

A Rede IPIU é o reflexo do envolvimento urbano que o Instituto quer ver no mundo. A Rede constituída por pessoas que almejam mudar a realidade nacional e a forma como são projetado e construídos os espaços urbanisticamente. Dentro da Rede, os bolsistas estarão conectado com líderes que são exemplos para inspirá-los a crescer e se desafiar, e serão encorajados a busca o seu caminho para boas oportunidades de estudo e desafios profissionais.

 

 

222

Perfil dos Candidatos

Jovens arquitetos e urbanistas já formados que pretendem ingressar em cursos que se identifiquem com os valores do IPIU (oferecidos, preferencialmente, por instituições por este indicada). O candidato deve apresentar excelência acadêmica e competência profissional, além de aspirações claras em deixar um legado urbanístico de transformações para o Brasil. O candidato deve estar matriculado ou em processo de aceitação em cursos de pós-graduação.

 

 

Informações

Cursos:

Pós graduação no Brasil, Pós graduação no Exterior ou Master no Exterior Condições

Requisitos:

  • Ter feito a inscrição (“Application”) para uma Instituição no Brasil ou no exterior, com início do curso em 2018. Apresentar, até o final do processo  seletivo, carta de aceitação do curso pretendido.
  • Efetuar a sua matrícula após sua aceitação

O Programa de Bolsas 2017/2018 será feito através de 3 etapas consecutivas e eliminatórias. As etapas acontecem no período de novembro de 2017 a março de 2018.

  • Etapa 1: Inscrição e análise de currículo e descrição pessoal. Realizada eletronicamente via internet.
  • Etapa 2: Testes cognitivos e dinâmica de grupo com especialista. Realizados na cidade de São Paulo.
  • Etapa 3: Entrevista presencial com o Conselho de Bolsas do IPIU. Realizada na cidade de São Paulo.

Observação: Serão aceitos Candidatos de todos os Estados do país, porém os custos com transporte e hospedagem decorrentes da participação em etapas presenciais são de exclusiva responsabilidade do Candidato

Regulamento Completo     Faça a sua inscrição

 

Conheça nossos bolsistas

Marcella Carone Nascimento

Marcella é nossa primeira bolsista. Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, seu trabalho de conclusão de curso foi focado no entendimento da história da habitação social, no contexto do desenvolvimento urbano paulista, apontando soluções e intervenções de qualidade. Em seus dois estágios na faculdade dedicou-se a cursos e workshops voltados à tecnologia na Arquitetura, principalmente modelagem e renderização 3D.

No decorrer do quinto ano da graduação fez parte da equipe Aflalo/ Gasperini, onde foi umas das responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Berrini One – um marco arquitetônico na cidade de São Paulo. No segundo ano de trabalho no escritório Aflalo/ Gasperini, Marcella se mudou para Londres com o intuito de aprimorar seu inglês e se qualificar para o futuro mestrado.

“Durante os nove meses no Reino Unido, frequentei aulas de inglês acadêmico na University of Arts London e o workshop DLab Blue, na aclamada Architectural Association. Morar em Londres possibilitou o contato com uma das melhores faculdades do mundo; e me fez  perceber a importância da troca de conhecimentos em uma profissão como Arquitetura e Urbanismo, que essencialmente é realizada em grupo”.

Após voltar para o Brasil, encorajada pelos professores, se dedicou à aplicação de Mestrado na AA “MSc Emergent Technologies and Design”, com foco no estudo de tecnologia na Arquitetura para o desenvolvimento sustentável das cidades. Recebeu a carta de aprovação do curso, mas, infelizmente, sem uma bolsa de estudos. Simultaneamente, passou a integrar a equipe do escritório AUM Arquitetos e atualmente é responsável pela criação de imagens renderizadas, modelagem para impressora 3D e organização e implementação da plataforma BIM.

O programa de apoio financeiro do IPIU surgiu como oportunidade única de alcançar um sonho, já que muitos programas de bolsa não abrem vagas na área de Arquitetura e Planejamento Urbano. Marcella aplicou novamente para o Mestrado desejado na AA- Architectural Association.

“Ser premiada com a bolsa de estudos internacional, por meio do IPIU, representa não só a possibilidade de cursar um Mestrado com excelência, mas o privilégio de estar comprometida com um Instituto que possui ideias e valores alinhados à minha vontade de buscar soluções que transformem cidades e pessoas”.